NOTÍCIASNOTÍCIASNOTÍCIASNOTÍCIAS

Escolas municipais ainda dispõem de milhares de vagas


 

.............Dezenas de escolas da rede municipal de ensino ainda dispõem de vagas no ensino fundamental. A expectativa da Secretaria de Educação é atingir a meta de 62 mil alunos aproximadamente. A matrícula prossegue até todas as vagas serem preenchidas, afirma a secretária Ana Rita de Almeida Neves. O início do ano letivo de 2005 está marcado para o dia 14 de fevereiro.

            Não há data específica para o final da matrícula, no entanto, a orientação da Seduc é que os pais e responsáveis procurem a escola o quanto antes. Para melhor organizar o processo este ano, a Secretaria de Educação preparou um relatório de avaliação diagnóstica de toda a rede municipal. O relatório apresenta a demanda e a carência de vagas por bairros e distritos, considerando inclusive a oferta também da rede estadual. “Desta maneira, determinamos as regiões onde havia carência por vagas e indicamos para quais escolas os alunos deverão se dirigir”, explica Ana Rita.            Além disso, a partir deste documento, a Prefeitura pôde com mais clareza definir as áreas do município onde devem ser construídas novas escolas nos próximos anos. “Já está definida, por exemplo, a construção de uma unidade de ensino no bairro Feira VII, considerando a grande demanda naquela região da cidade”, esclarece a secretária. A escola vai custar aproximadamente R$ 650 mil e a construção será iniciada em janeiro.

            Por enquanto a escola não fica pronta e também em outros locais onde a demanda cresceu, o governo municipal vai alugar prédios onde funcionarão provisoriamente as unidades.

            A Seduc também está se preparando para absorver a matrícula no Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a demanda tem crescido consideravelmente. No ano de 2004, a matrícula dobrou em relação ao ano anterior. O número de alunos cresceu de 6.621 para 13.330.

 

ONDE HÁ VAGAS

            Diversas unidades ainda dispõem de vagas. Confira a relação: Ginásio Municipal Joselito Amorim (de 5ª a 8ª série), Escola Municipal João Marinho (1ª a 8ª série), Escola M. XV de Novembro (onde está sendo ampliado o Ensino Fundamental até a 8ª), Chico Mendes (1ª a 4ª série, no bairro Campo Limpo), Maria Antônia da Costa (1ª a 8ª, no bairro Santa Mônica) e Centro Educacional Monteiro Lobato (1ª a 8ª série, no bairro Capuchinhos), entre outras.

            Os pais ou responsáveis que tiverem qualquer tipo de dificuldade para matricular seu filho devem dirigir-se à Seduc, a fim de buscar uma alternativa. O endereço da secretaria é avenida Senhor dos Passos, 212, Centro (nas imediações do Colégio Padre Ovídio).