Por Tânia Pedra Branca
FESTA DO DIVINO
ESPÍRITO SANTO


São Gonçalo é uma pacata cidade do interior da Bahia, da microrregião de Feira de Santana. Considerada a cidade Jardim é banhada pelo Rio Jacuipe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucolico.

A Festa do Divino atrai para a cidade muita alegria e pessoas de toda redondeza para praticar a sua fé.

A cidade tem 28 mil habitantes, e fica a apenas 100 km de Salvador. A qualidade do ar é considerada das melhores do Brasil, e a terra... em se plantando, tudo dá. Não bastasse a lindeza da cidade com suas praças tão verdinhas, com coreto e tudo, suas casinhas antigas de estilo eclético do século XIX, ainda descobri um lindo mural do artista plástico Juraci Dórea no terminal rodoviário.


Igreja de ?
Prefeitura Municipal
A Delegacia de onde soltam um preso durante os festejos do Divino.

Festa do Padroeiro da cidade.

 

 

Fotos: Internet
.


Programe suas férias...



Seja Bem-vindo!
 
Esta festa religiosa é de grande repercussão popular pela fé dos seus devotos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Os festejos do Divino Espírito Santo é oriundo de Portugal, instituido pela Rainha D. Isabel de Aragão, na era medieval - era dos grandes "ditos" e descobertas portuguesas e estes festejos se expandiram às suas Colônias.
No Brasil a festa do Divino Espírito Santo foi introduzida no Estado da Bahia pelos Portugueses vindos das Ilhas de Açores, que até hoje vêm mantendo a tradição.
Em São Gonçalo a festa do Divino Espírito Santo representada por sua Irmandade vem tentando ser fiel as tradições de origem, mantendo a preservação das vestes, do ato litúrgico dentre outros.
Durante as seis semanas que antecedem a festa de Pentecostes os participantes da Irmandade do Divino recolhem donativos (esmolas) para ajudar os necessitados e libertar um preso que não tenha cometido um grave delito e foi privado de sua liberdade.
A Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos da Bahia garante a manutenção desta tradição.
Após o ato litúrgico o Imperador representado por uma criança, percorre as principais ruas da cidade numa carruagem, em procissão, acompanhada pela Filarmônica até a Delegacia para libertar o preso.
 
 
Fontes: Guia Brasil Quatro Rodas - IBGE - Catálogo Telefônico local